And The Oscar Goes To...
Na categoria Melhor Ator Coadjuvante, o Oscar ficou para Alan Arkin, o vovô de ‘Pequena Miss Sunshine’ que ensina as melhores coreografias pra netinha. A torcida era forte para o Eddie Murphy em ‘Dreamgirls’, mas porra! Eddie ganhar seria sacanagem. Alan estava muito bem em Sunshine, e já foi indicado algumas vezes e nunca tinha ganho.
Já em Melhor Atriz Coadjuvante quem levou foi Jennifer Hudson por ‘Dreamgirls’. A Garota vinha sendo a favorita e já havia ganho todos os prêmios, inclusive o Globo de Ouro, mas me custou acreditar que ele realmente levaria o Oscar. Minha torcida era Abigail Breslin do ‘Miss Sunshine’ que faz com brilhantismo a garotinha que sonha em ganhar um concurso de beleza, mas se justiça fosse feita seria para alguma das 2 atrizes de Babel. Adriana Barraza que faz uma babá mexicana pouco aparece no filme, mas em uma cena de mais ou menos 15 minutos da motivos suficientes porque deveria ganhar. Não menos merecida seria pra Rinko Kikuchi que encarna uma suda-muda e é responsável pelas cenas mais bonitas e comoventes do filme. Não gostei, e o premio para Hudson serviu apenas de consolação pra 'Dreamgirls' e para despertar todo ódio e inveja da Beyoncé.
O de Melhor Trilha Sonora ficou com Babel. Das sete indicações ganhou apenas essa. De fato a trilha composta por Gustavo Santaolalla é muito boa e tem papel importantíssimo na composição do longa. Basicamente de cordas, te transporta pra toda a angustia do filme.
Melhor Atriz era uma das categorias mais apertadas. TODAS são muito boas. Kate Winslet corria por fora em ‘Pecados Íntimos’, já tem 5 indicações ao Oscar e nunca ganhou tadinha. Mas gostei do filme e ela ta muito bem. O que falar de Meryl Streep, né? Confesso que tinha uma leve torcida pra ela. Ta impagável na pele de Miranda Pristley e ainda fez gracinha na cerimônia encarnando a própria. Penélope Cruz ta muito bem em ‘Volver’ (o que uma boa direção não faz com uma atriz, não é mesmo?). Absurdamente linda, protagoniza a sentada em vaso sanitário mais sex que eu já vi na vida. Não tinha muitas chances, e torço para que ela não faça mais filmes americanos, não precisa deles. A favorita era mesmo Helen Mirren com a interpretação notável de ‘A Rainha’. Merecido! O filme é muito bom (bom mesmo), mas Mirren carrega o longa sozinha nas costas. Ta impecável, e a semelhança com Elizabeth II é assustadora. Atuação magnífica: gestos , fala, balançar de braços, andar, acentos da cabeça. Atuação genial. E ainda fez o melhor discurso da noite. Uma dama, não.
Confesso que ate pouco tempo antes de anunciarem o premio de Melhor Diretor, ainda estava apostando em Clint Eastwood, e achando que o Scorsese nunca levaria esse Oscar. Mas de repente não mais que de repente sobe ao palco uma especie de Tríade-Sagrada: Steven Spielberg, George Lucas e Francis Ford Coppola. Claro!! Recrutados para dar o tão esperado Oscar de Scorsese. Achei merecido. Não dar pra ele seria crueldade (7 vezes indicado), porem, não tira o mérito dos outros concorrentes. A direção de Stephen Frears é certeira, a de González Iñárritu é sensível, e de Paul Greengrass faz de Vôo 93 um excelente filme. Mas não teve jeito era pra ser mesmo do Scorsese (mesmo não sendo o melhor dos trabalhos dele)
Acho que para curar uma culpa de anos os membros da Academia pensaram: Porque não dar Melhor Filme para ‘Os Infiltrados’ e deixar Scorsese duplamente feliz? Foi um exagero de Mea Culpa. ‘Os Infiltrados’ é um bom filme, é verdade. Trilha matadora, bem dirigido, uma montagem que te deixa tenso e nervoso, sem contar nas falas espirituosas e politicamente incorretas de Jack. Mas tínhamos melhores. Não falo de Babel, que apesar de ser um ótimo filme e com roteiro bem amarrado, vem de forma fragmentada, e isso já deu o que tinha que da e a formula já esta esgotada. Não gostei dos anteriores do Iñárritu (Amores Brutos) e (21 Gramas), mas gostei de Babel. Era até cotado para melhor filme, mas ficou apenas com o Oscar de Trilha Sonora. ‘A Rainha’ é genial. Genial em todos os aspectos. Algo que te dar prazer em assistir. Não morra sem vê-lo. Mas contudo, ‘Miss Sunshine’ é um filme doce, otimista, e acima de tudo, sensível. So Cute. Roteiro simples e inteligente, produção de baixo orçamento, elenco afinado e cativante. Um filme onde tudo funciona. Daria gosto vê a academia premiar um filme assim, tão humano.
* Um pouco de fofoca, né!!!
*Repararam como a Ellen DeGeneres tava linda.?
*E o cabelo do Philippe Seymour Hoffman. Deus!!! E do Gael García? Coisa extranha. E ainda tava usando lápis no olho. Será que virou Emo?
*A Jennifer Hudson tava parecendo um botijão com capa.
*O que diabos a Gwyneth Paltrow e a Jennifer Lopez fazem todo ano no Oscar?
*Alguém notou os peitos da Jessica Biel? Eu notei.
*Como o palco não afundou com a Queen Latifah e a Jennifer Hudson em cima dele ao mesmo tempo?
Por fim .... Scorcese… ALELUIA!!